Páginas

Reciclar é viver

Reciclar é viver


Por diversas vezes compramos produtos e após utilizarmos o seu conteúdo, jogamos fora a embalagem, mesmo sabendo que o preço que pagamos, já inclui a embalagem, mas o que fazer? Esse material jogado no lixo, pode ir para um local e ficar exposto ao tempo, prejudicando o meio ambiente, pois pode demorar anos, décadas, e até séculos, para a decomposição, acarretando em diversos fatores como o aumento da temperatura mundial que sofremos hoje, e o degelo. Mas qual nossa escolha?

Enfim existe um processo, chamado reciclagem, no qual determinados tipos de material, que interpretamos como lixos podem ser reaproveitados para fins artesanais, e até mesmo matéria prima para fabricação de novos produtos, porém muitos de nós temos nossas vidas e não temos tempo para fazer esse processo todo, então, alguns locais possuem ‘latas’ de lixo especificas para cada tipo de produto, facilitando no aproveitamento desses materiais, o termo reciclagem foi criado na década de 1970, quando a preocupação com o meio ambiente passou a ser tratada mais de perto. Existem algumas indústrias responsáveis por essa reciclagem, afinal alguém tem de fazê-lo não é mesmo? E um fato interessante é que grande parte do produto final, se torna totalmente diferente, do produto inicial que era antes desse processo.

Além de ser extremamente importante pro meio ambiente, e sendo assim, pra nossa saúde, a reciclagem é uma atividade que movimenta mais de três bilhões de reais ao ano em nosso país, consecutivamente gera também milhares de empregos, seja direta ou indiretamente. Quando se fala em reciclagem, o material mais lembrado é o alumínio, principalmente porque devido as suas propriedades, permite que seja reutilizado diversas vezes sem perder suas características, sem contar que está disponível em vários materiais, que nem lembramos, como em latas de refrigerante, cerveja, e conservados, esquadrias de portas e janelas, utensílios domésticos, entre outros, podendo ser utilizados na fabricação de novos produtos, sem perder a qualidade do metal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...