Tudo começou lá na década de 80 onde a beleza corpórea era tratada como veneração, onde muitos buscavam mais a estética e não queriam de maneira alguma ficar gordinhos e com o corpo feio, pois assim não conseguiriam conquistar ninguém. A moda pegou e hoje muitos adolescentes tem esse pensamento de querer ficar “fortão” para impressionar aquela garota. Fazem exercícios pesados, ou tomam anabolizantes, correndo o risco de vida. Como os resultados do uso do anabolizante vêm mais rápido do que ficar tempo na academia, ele é usado em todo o mundo, por pessoas que buscam a fortaleza e a estética do corpo.
O anabolizante traz sérios riscos à saúde, com a injeção dessas substâncias no organismo a pessoa fica com anabolismo, que nada mais é que a retenção de íons e água causando problemas de virilidade, e certa agressividade de que injeta em seu organismo essa substancia, por isso é que ele é considerado um mal a saúde. Com isso as empresas que fabricam tais produtos tentam de tudo diminuir os índices de virilidade e tentam criar um anabolizante que sirva apenas para ganho muscular, e não traga problemas à saúde.
O uso de anabolizantes provoca internamente na pessoa a impotência sexual, ou seja, ele perde a fertilidade. Também há riscos de câncer no fígado, na próstata e ósseo: as lesões ficam mais fáceis de serem acontecidas e o corpo mais vulnerável a muitas doenças. Se o portador para de tomar anabolizante, o ganho muscular é todo perdido, ou seja, seu corpo vai ficar horrível, pois ficará gordo apenas e nada de massa muscular.
É esperado que o governo fiscalize a venda desses medicamentos, no Brasil ainda essa fiscalização é precária, onde muitos tem a liberdade de comprar anabolizantes sem receita nenhuma, é preciso dar em cima e fiscalizar, não vender esses tipos de medicamentos para os seres humanos, uma vez que esse medicamento é relacionado a animais. Vamos todos juntos lutar contra os anabolizantes e tirá-los do mercado, para que ninguém corra riscos.