Páginas

Onde fica a nascente do Rio Tietê

Onde fica a nascente do Rio Tietê


O Brasil é muito conhecido por seu povo, suas belezas naturais, sua cultura e seus rios. As nossas águas são divididas em vários rios e ribeirões. Temos grande quantidade e por isso, nosso país chama atenção mundo afora. Um dos rios mais famosos do Brasil é o Rio Tietê!

Este rio é brasileiro, estando presente no estado de São Paulo. É muito famoso porque atravessa a cidade de São Paulo. O nome Tietê, em tupi guarani, significa Rio Verdadeiro ou Água Verdadeira. Muitas pessoas têm uma curiosidade bem comum. Uma dúvida a qual iremos responder logo abaixo, que é “onde fica a nascente do Rio Tietê?”
A nascente do Rio Tietê fica localizada no Parque Nascentes do Rio Tietê, no município de Salesópolis. São aproximadamente 134 hectares, onde cerca de quase 10 já estão sob controle ambiental, o qual protege as nascentes deste tão famoso rio. Existe uma placa indicando a nascente do Tietê, com as seguintes palavras: “Aqui nasce o Rio Tietê”, além de constar datas.

Durante o percurso do Rio Tietê, ele recebe contribuições de lençóis freáticos. Por ser um rio longo e com correnteza bem forte, ao longo do percurso do Rio Tietê, foram construídas algumas hidrelétricas, as quais as cito:
A Barragem da Usina Parque de Salesópolis, localizada na própria cidade de Salesópolis;

A Barragem Edgar de Souza, localizada em Santana de Parnaíba;
A Barragem de Pirapora do Bom Jesus, localizada na própria cidade;
A Barragem do Rasgão, também em Pirapora do Bom Jesus;
A Barragem Laras, que fica perto de Laranjal Paulista;
A Barragem de Anhembi, fica perto de Anhembi, cidade;
A Barragem de Barra Bonita, próximo a cidade de Barra Bonita;
A Barragem de Bariri, próxima a Bariri, cidade;
A Barragem Ibitinga, que fica entre Borborema e Iacanga;
A Usina Hidrelétrica Mario Lopes Leão, localizada próxima as cidades de Promissão e Avanhandava;
A Barragem Três Irmãos.

O Rio Tietê também é conhecido por sua poluição, principalmente na capital paulistana. Algumas providências estão para ser tomadas, e o governador da cidade já tem planos de despoluição do rio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...