Páginas

Saiba o que fazer com as contas atrasadas



É muito comum que a gente encontre pessoas que gastam mais do que podem, assim acaba acumulando as dividas, o que vira uma verdadeira bola de neve, e que tende a aumentar cada vez mais, e assim complica de ser definir o que deve ou não ter prioridade. Em alguns casos o individuo pode até mesmo entrar na lista de inadimplente do SPC/Serasa por conta de suas dividas.

As contas atrasadas merecem uma grande atenção nas finanças pessoais, por conta de que elas quando se atrasam acama acumulando multas e juros, onde as tarifas ao valor real da divida costumam pesar ainda mais no orçamento do consumidor que acabou gastando de mais. é bom que você fique de olho por conta de que mesmo que não conste no seu contrato os juros sempre costumam ser cobrados se o consumidor não vier respeitar o prazo de pagamento.

Se não tiver nem um tipo de previsão no contrato para juros, ele geralmente será de 1% ao mês, caso contrario pode ser cobrado até 2% ao mês. O código do consumidor também determina que a multa por atraso não pode ser maior do que 2% do valor da prestação. Algumas contas recebem um tratamento distinto em relação a tarifas, como a água, luz, gás e telefone.

Antes de tudo o mais indicado é que você  faça uma lista com o que será prioridade, sendo que um bom exemplo você deve sempre pagar serviços como água e luz por conta de que se houver atraso eles podem ser cortados. Quem esta com prestações atrasadas você deve optar pela renegociação, o cliente pode entra em contato com o credor e propor um novo valor para quitar de vez a pendência financeira. Assim ao renegociar o consumidor troca uma divida grande por uma menor.

O mais indicado é que se quite as contas que sobrepõem mais juros, como é o caso de cartões de credito e do chegue especial. Se o seu nome for para a lista de inadimplentes o mais indicado é que tente renegociar o quanto antes para que o seu nome seja retirado da lista, ou até mesmo que depois de 5 anos ele pode ser removido mesmo sem estar com a sua divida quitada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...