Geralmente as pessoas que praticam o bullying tem uma personalidade autoritária, forte e que por algum motivo tem uma grande necessidade pessoal de dominar e controlar a situação de um modo geral, e a faixa etária pode ser bem variada indo desde crianças até mesmo adultos. Já os locais onde encontramos o bullying vai variar, sendo que até mesmo no local de trabalho isso por acontecer com pessoas mais vulneráveis.
Sempre quem esta sofrendo o bullying sendo tanto estudantes como trabalhadores apresentam alguns sintomas, sendo que sempre a principal é tentar esconder o que acontece, isso devido as ameaças recebidas constantemente. Desta forma eles possuem um comportamento oprimido e por conseqüência optam por sofre calado e não contando do problema para ninguém. Se você vem desconfiando que seu filho ou amigo esta passando por isso, fique de olho em alguns sinais que podem aparecer como:
- Isolamento social;
- Sensação de medo;
- Mau rendimento escolar ou no trabalho;
- Transtornos alimentares;
- Estado de depressão;
- Demonstração de tristeza;
- Irritabilidade constante.
Assim ao descobrir algo do tipo o mais indicado é que você tente ver quem está praticando o ato, em caso de escolas palestras de conscientização devem ser colocadas para os alunos, mostrando os danos que as pessoas que sofrem e passam por isso podem ter analisando à longo prazo. Já no ambiente de trabalho o rendimento do funcionário que recebe bullying cai de uma forma muito grande, fazendo com que os gerentes possam notar algo de estranho, assim tentando procurar a melhor alternativa que ele possuem para resolver o problema.