Páginas

O que é Endometriose?



Uma doença ainda pouco conhecida, mas que ultimamente sendo muito falada na televisão. Endometriose é uma doença provocada em mulheres com idade reprodutiva que consiste na presença do endométrio em lugares fora do útero. Os ovários, a parte de trás do útero, trompas, septo reto vaginal, superfície do reto, bexiga e parede da pelve são lugares mais atingidos pela endometriose.

A endometriose afeta a vida de uma mulher de varias formas. No casamento, por sentir muitas dores na hora de ter relações sexuais e por não conseguir engravidar mesmo depois de anos sem usar contraceptivos. Na vida social e trabalho por queixas constantes de cólicas e dor no “pé da barriga” e nas costas. Mais do que imaginamos a endometriose é uma doença que 15% das mulheres entre 15 e 45 anos possuem e aumenta ainda mais com a mulher que sofre de infertilidade ou dor pélvica. A doença se estabelece no corpo através da menstruação, o sangue passa pelas trompas e cai na barriga, esse sangue tem células que crescem em lugares como o ovário e o sistema imunológico não consegue eliminar essas células.

A sua capacidade de infiltrar nos tecidos é grande, mas a endometriose é considerada uma doença benigna e não leva a óbito. Porém não se pode garantir a cura definitiva para a doença mesmo que o tratamento seja o adequado. A base do tratamento é a cirurgia podendo ser complementada por medicações hormonais.

O tratamento deve ser individualizado, tratamentos hormonais costumam ser eficazes no controle da dor. O tratamento cirúrgico pode ser feito através da laparoscopia ou laparatomiza. Os implantes da endometriose devem ser destruídos pela energia do laser, cauterizado ou retirado com tesoura. A mulher deve continuar a fazer acompanhamento medico, pois mesmo após o tratamento pode ocorrer o retorno da endometriose.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...