Páginas

Crenças folclóricas brasileira



Na época da escola, quem é que nunca ficou vidrado nas historinhas folclóricas que a professora contava? Quando chegava a época de enfeitar a escola com as máscaras e pesquisar sobre histórias era a parte mais divertida, afinal, a nossa cultura folclórica é fenomenal. Mas você sabe o real significado da palavra folclore? Pois bem, folclore é um termo geral que abrange crenças, costumes e conhecimentos de qualquer cultura transmitidos verbalmente, por observação ou por imitação. A maioria das crianças gosta do folclore porque suas histórias são fascinantes e deixam qualquer pessoa de boca aberta com tanta criatividade. Há quem diga que os personagens folclóricos realmente existam, porém, nada nunca foi comprovado. Portanto, vamos acreditar que as invenções não passam de puras ilusões. Abaixo cito algumas lendas folclóricas, as quais todos querem saber um pouco:
* Uirapuru: pássaro da Amazônia que, segundo a lenda, enfeitiça todos os que escutam seu canto. Dizem, na Amazônia, que quando o uirapuru canta, todos os demais pássaros silenciam e se aglomeram para escutá-lo.
* Boto: segundo o que diz a lenda, quando anoitece, os botos transformam-se em jovens bonitos, altos, fortes, bons dançarinos e bebedores. Charmosos e sedutores freqüentam bailes, onde namoram e enganam as moças que chegam às margens dos rios, engravidando-as e de madrugada voltam para o rio onde recuperam sua verdadeira forma.
* Saci Pererê: é um jovem negro sem uma perna, anda com um cachimbo e perambula pelas estradas desertas. O mito do Saci é um dos mais questionados pelas pessoas, pois em cada região a história é diferente. A mais comum é que eles são bem travessos e gostam de amarrar o rabo dos cavalos, dificultando o trabalho dos criadores no dia seguinte.
* Sereia: o mito da Sereia é bem parecido com o do Boto, afinal, dizem que a Sereia, com cabeça e tronco de mulher e parte inferior igual à de um peixe, envolvem os homens com seu maravilhoso canto, levando-os para o fundo do mar.
Estas são algumas das inúmeras lendas folclóricas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...