Páginas

OQUE CAUSA OBESIDADE


O que é? É uma enfermidade que acontece devido ao excesso de peso, de gordura corporal, que juntos a outros problemas de saúde vão deteriorando a saúde do indivíduo. É resultado das interações dos aspectos genéticos, hormonais, ambientais com os comportamentos de cada indivíduo.

Não há sintomas diretamente ligados a obesidade, os pacientes começam a apresentar problemas que estão ligados indiretamente a ela como, por exemplo, artroses nos membros inferiores e coluna devido ao grande peso carregado, podendo desencadear doenças e distúrbios também. As doenças são como hipertensão arterial, cardiovasculares, cérebro-vasculares, diabetes, câncer e osteoartrite. Distúrbios são os lipídicos, hipercolesterolêmica, diminuição do colesterol bom, aumento da insulina, intolerância à glicose, infertilidade, hormonais e também apnéia do sono. Conseqüentemente há uma grande diminuição da expectativa de vida destas pessoas, principalmente as portadoras de Obesidade Mórbida.

Existem tratamentos? Claro. O tratamento envolve principalmente a reeducação alimentar, o início ou o aumento das atividades físicas e o uso de medicamentos que auxiliem para a melhoria. Pode também ser indicado que se faça um acompanhamento psicológico e psiquiátrico para que seja revisto o repertório comportamental do indivíduo quando este esta em contato com alimentos e qual a ligação do comportamento de comer com suas necessidades psicológicas.

A reeducação alimentar é melhor que seja feita junto com um nutricionista, o qual calculará e indicará as melhores quantias e tipos de alimentação para o paciente que comerá na média de 5 ou 6 vezes por dia pequenas porções que garantem que ele fique saudável e perca peso.

É muito importante que se inicie ou aumente os exercícios físicos para melhor gasto calórico e energético e assim melhorar o rendimento do tratamento. Os efeitos da atividade é uma diminuição do apetite, o aumento da insulina e melhoria no perfil da gordura além de melhorar as sensações de bem-estar e auto-estima.

Os remédios como auxiliares deve ser indicado por um médico especialista e isso deve ser feito com muito cuidado, pois muitos remédios para emagrecimento causam dependência química e outros efeitos colaterais graves. E, em últimos casos, quando o peso deve ser perdido muito rápido e os danos ao paciente estão muito graves pode ser realizada a cirurgia de redução estomacal e intestinal, mas nenhuma decisão deve ser tomada sem um médico de confiança e muito profissional.

Para prevenir é necessário que desde a infância a alimentação seja bem cuidada, equilibrada, variada, saudável e sempre evitar que as crianças se habituem a má alimentação com frituras, salgadinhos, refrigerantes e doces. Procure manter-se sempre na média de peso indicada para sua idade, peso e altura. Alimentação e massa corpórea não são brincadeiras.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...